segunda-feira, 25 de abril de 2011

Innocence Faded




Como seria bom ter motivos pra brincar de ser gente miúda de novo! Ter pequenos problemas, pequenos desencontros. Viver de pequenas preocupações que, de tão diminutas e aprazíveis, faziam nos mover adiante. Quem sabe, na busca de poder reencontrá-las em movimentos posteriores, mesmo que o ar de novidade já tivesse sido vencido.

Gostaria de ter meus votos renovados com um pouco de descompromisso interno. Algo como uma rebeldia assegurada, quase litúrgica, só pra poder me sentir um pouco desintoxicado dessa rigidez interna que me imputei há tempos – tempos esses que nunca nos lembramos quando começaram.

Hoje, não brinco mais de ver as placas dos carros, fazendo combinações inusitadas com suas iniciais. Preocupo-me com a minha placa, senão levo multa por trafegar indevidamente em “dia de rodízio”. Freneticamente, fugindo de algo ou de alguém que me pune pelo não-cumprimento de todas as regras que nos impõe amarras dissonantes, nossas verdadeiras “obras sociais”.

As pessoas hoje não escolhem mais as profissões preocupadas no prazer da execução, como naqueles sonhos gostosos de quando ainda aprendia meus primeiros passos. Escolhem por status, por condicionais, para sentirem-se seguras. Seguras de si mesmas, talvez. Para não encontrarem a si mesmas em profundo desamparo emocional. E antes que acabem de se formar, já pensam na pós-graduação, no MBA, no Mestrado do Doutorado da pós-idealização-maquinada-artificializada. Porque o tempo não pode ser perdido. Mas, o tempo é indefectível, qualidade de tudo que é imanente a este mundo.

Existem certezas que não podem ser combatidas como males incuráveis. Talvez, estejamos tentando subverter a Natureza plácida em algo a ser combatido... Mas, o mal, então, seria a nossa própria essência? Caímos no maior dos dilemas: auto-degradação...

Enquanto isso, preferiria estar a brincar numa gangorra a ter que enfrentar os sobe-e-desce das sinas que criamos - de todas as depressões e baques emocionais dessa “vida de gente grande”...

Nenhum comentário: